domingo, 5 de maio de 2013

O CONTEXTO COMO FONTE DE SIGNIFICADOS

 

    Dentre os objetivos do ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental estão:

- identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender a realidade, para estimular a curiosidade, a investigação e a capacidade de resolver problemas;

- resolver situações problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos de planejar, executar e checar situações (formular hipóteses, fazer tentativa ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não procedimentos e a soluções encontradas;

- interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações problemas, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.

    A contextualização nas atividades pode dar oportunidade à criança para identificar, mais facilmente, diferentes significados matemáticos em diversas situações.

    O conhecimento que a criança já possui, a partir das experiências de seu meio social, e do que apreende em outras áreas, ou na própria matemática, servirá como ancora para que ela construa seu conhecimento matemático.

    As contextualizações empregadas, sobretudo as que envolvem as práticas sociais, evidenciam a cultura. A matemática é uma atividade humana e, como tal, profundamente inserida no contexto social em que é produzido.

   Por vezes trazemos para sala de aula situações matemáticas conhecidas pelas crianças, mas não vivenciadas por elas, é necessário chamar a atenção da criança no foco que se que desenvolver. As atividades devem trazer situações numéricas reais, já que contextualizar também significa colocar o objeto de estudo dentro de um universo em que ele faça sentido, possibilitando também o desenvolvimento do senso crítico do aluno.

   As atividades sugeridas possibilitam a visualização das vivências e dos níveis de desenvolvimento dos alunos quanto à lógica matemática.



Referências:
BRASILIA. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica.
 Explorando o ensino: Matemática. Vol.17. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!