domingo, 5 de maio de 2013

CÁLCULO MENTAL




Nas antigas comunidades, o calculo mental era um recurso muito utilizado por egípcios e, até mesmo pelos índios. Eles serviam-se deste artificio para o manejo de suas plantações. Desta forma realizavam multiplicações e adições.

O cálculo mental é possibilitado através da interação da criança com o adulto. Ele o observa e apropria-se dos mesmos recursos por eles utilizados. Na escola, este veiculo era discriminado. Só a partir da década de 80, começaram a questionar realmente a importância dele nas séries iniciais. Na Holanda, foi realizado um projeto onde se prioriza as situações do cotidiano para o uso do cálculo mental, por exemplo, estimula-se que as crianças saibam verificar se o dono da cantina deu o troco correto, se o dinheiro que possuem é suficiente para comprar o que elas querem, entre outras situações. Este sistema é tão rigoroso que as crianças só começam a fazer contas no papel a partir do 3º ano do fundamental.

Já na Inglaterra, os estudos foram iniciados mais tarde, a partir de 1990, porém, não obteve sucesso, pois o procedimento utilizado era o mesmo que os das contas escritas, ou seja, continuam a memorizar as regras sem entender o processo.

Para que este método funcione, o educador deve lançar lhes o problema e, deixar que os educandos busquem suas próprias estratégias para resolução, depois, deve analisar e tentar compreender os recursos que cada aluno utilizou e escrever no quadro o que julgar mais interessante assim, desta maneira as crianças conhecerão várias maneiras de solucionar a situação proposta, podendo escolher a maneira que mais tem facilidade, pois, é imprescindível que, além de decorar os procedimentos, ele entenda porque eles ocorrem, por exemplo, do que adianta o estudante decorar que 2x4=8 se ele não entender que isso equivale a 2+2+2+2=8 e utilizar essa metodologia para cálculos mais complexos.

Os recursos a serem utilizados para o calculo mental são diversos os principais são:

1- Calcular primeiro, dezenas e depois unidades:

23 +13
20+10=30
3+3=6
30+6=36


2-Arredondar e depois descontar:

23-18
23-20=3
3+2=5


3- Decompor um dos fatores:


7x15
7x10=70
7x5=35
70+35=105


O objetivo principal desta metodologia é fornecer aos alunos subsídios para que ele sozinho, chegue ao resultado com segurança além de torna-lo mais independente e criativo, descobrir outras linguagens além da matemática, valer-se de recursos gráficos e visuais para realizar as operações, entre outros. Além disso, cumpre o papel fundamental da educação tornar a aprendizagem significativa criando um aluno pensante e critico enfim, um cidadão.




Referência:

GENTILE, PaoLa e GURGEL, Thais. Conta de Cabeça. Disponivel em: <http://magiadamatematica.com/uss/pedagogia/23-teoria-2-calculo-mental.pdf>. 



2 comentários:

  1. Blog com matérias incrivel para indicar aos alunos de nosso colegio objetivo zona norte, ideia massa, excelente post - AMEI os segredinhos!

    ResponderExcluir
  2. Use this diet hack to drop 2 lb of fat in just 8 hours

    Over 160 thousand men and women are hacking their diet with a easy and SECRET "liquids hack" to lose 2 lbs every night as they sleep.

    It is painless and works every time.

    Here are the easy steps for this hack:

    1) Go get a drinking glass and fill it with water half the way

    2) Now follow this strange HACK

    you'll be 2 lbs thinner the next day!

    ResponderExcluir

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!