domingo, 5 de maio de 2013

TÉCNICAS OPERATÓRIAS



     Para Piaget os conceitos matemáticos podem ser construídos pelas crianças a partir das suas relações espontâneas com os objetos. Para ele a criança deve ser estimulada a raciocinar, a entender os processos matemáticos antes de conhecer os números (signos).

    Segundo Piaget, a maior parte das pessoas desenvolve o pensamento matemático assim como desenvolvem os pensamentos de um modo geral.
     
     A manipulação concreta dos objetos, exploração deles, faz com que a criança estabeleça relações entre eles. Quando mexe em tudo explore seus interesses espontâneos, conhece o ambiente e tem a liberdade de estabelecer hipóteses para solucionar os problemas que se apresentam.

     As crianças devem resolver situações problemas e uma forma prática pra isso é por meio de jogos. O uso do jogo na matemática ajuda a criança ficar mais atenta  e a usar a criatividade. Piaget propõe jogos com regras e simbólicos. 

     Com as regras a criança compreende o convívio social, passa a ser menos egocêntrica uma vez que aprende a dividir com os demais colegas. Com os símbolos a criança desenvolve o pensamento e passa a imaginar o objeto que não está ao alcance dos seus olhos e passa a dar soluções para algumas questões.

     A matemática sempre fez parte do nosso cotidiano e trazer essa realidade para dentro da sala de aula ajuda a despertar o interesse da criança pela disciplina. O cálculo mental é outra técnica que deve ser desenvolvida com os alunos trazendo situações de experiências por eles vivenciadas como, por exemplo, ida ao supermercado, a feira, anotações de pontuações em jogos contra equipes, etc. À medida que isso traz sentido e aplicação prática a vida dos alunos, melhora o aprendizado e proporciona a eles o gosto pela matemática.

     Pelas nossas experiências como docentes, o que deve ser mudado e melhorado nas escolas é a forma do ensino da matemática a fim de não torná-la uma matéria amedrontadora e sim uma matéria importante e presente em nossas ações diárias.


Referência:

WADSWORTH, Barry J. Piaget para professor da pré-escola e do 1º grau. São Paulo: Pioneira, 2004.

Um comentário:

  1. If you're looking to lose fat then you need to get on this brand new personalized keto plan.

    To create this keto diet, licenced nutritionists, fitness trainers, and professional cooks united to develop keto meal plans that are productive, decent, price-efficient, and enjoyable.

    Since their first launch in early 2019, hundreds of individuals have already transformed their body and well-being with the benefits a good keto plan can give.

    Speaking of benefits; clicking this link, you'll discover eight scientifically-proven ones offered by the keto plan.

    ResponderExcluir

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!