domingo, 21 de abril de 2013

ATIVIDADES MATEMÁTICAS DIVERTIDAS

        Atividades divertidas, relacionadas ao dia a dia dos alunos possibilitam que eles venham a absorver os conceitos matemáticos de forma prazerosa. 

ATIVIDADE I
         
1º Ano do Ensino Fundamental

Aplicando a atividade

             Esta atividade tem por objetivo o desenvolvimento da classificação, da contagem e da aprendizagem da escrita dos números. Foi aplicada ao 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura de São Paulo. As crianças estão no inicio do processo de alfabetização, motivo pelo qual tivemos que fazer a leitura do enunciado do exercício e as mesmas só realizaram a escrita dos números através de cópia da lousa. 
              A atividade decorreu de forma prazerosa, os elementos claramente fazem parte da realidade das crianças. A grande maioria efetuou a tarefa sem maiores dificuldades, algumas no entanto , erravam inicialmente pela falta de atenção, mas ao serem convidadas a prestar atenção ou alertadas pelos colegas,  logo corrigiam seu próprio erro.


         As propostas pedagógicas atuais, insistem na contextualização das atividades.

ATIVIDADE II
3º  e  4º Ano do Ensino Fundamental

                 Esta atividade tem por objetivo levar para sala de aula situações do cotidiano, onde o aluno precisa calcular valores através das operações entendendo conceitos reais.

Aplicando a Atividade

            A atividade foi aplicada inicialmente a um aluno do 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo. Daniel (8 anos) a principio teve dificuldade na interpretação do problema, fazendo a famosa pergunta: "é conta de mais?". Mas ao ser orientado que deveria calcular cada item e só depois somá-los, não se ateve a fazer contas, fez os cálculos mentalmente, apenas anotando os resultados e ao final efetuou a soma. Achou a atividade fácil principalmente por se tratar de múltiplos de cinco.





                 A mesma  foi aplicada em uma classe de 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola publica  Municipal de São Paulo, pela professora substituta de matemática que desconhecia o nível de desenvolvimento dos alunos na matéria e aproveitou a atividade para fazer uma sondagem. Alguns alunos ainda encontram-se em processo de alfabetização. A professora leu a atividade e explicou. No entanto poucos alunos conseguiram entender a proposta. 


                 A professora então desenhou as frutas na lousa, saindo do abstrato e voltando a atividade para o concreto o que esclareceu o exercício para alguns, outros por sua vez acabaram sendo induzidos pela professora para resolução da situação apresentada. Outro fato que chamou atenção foi que poucos utilizaram  a multiplicação, a maioria optou pela adição.
          









            A professora concluiu que a atividade esta acima do nível de conhecimento desta turma, acredita que é necessário o  trabalho intenso com materiais concretos, ressaltou que caso eles estivessem frente as frutas e ao dinheiro, sairiam-se melhores. Alertou ainda sobre o fato de que estes alunos terem idades equivalentes aos alunos das antigas 2ª séries.

       Independente do conteúdo que se quer desenvolver, se faz necessária a integração com a realidade da criança.

       Pequenas práticas diárias nas salas de aula podem ser tão divertidas quanto frutíferas. Aprender matemática é simplesmente fundamental para a vida, sobrevivência e sucesso de qualquer indivíduo.

         Afinal, não tem algo pior do que ouvir de um aluno a seguinte pergunta: por que eu tenho que aprender isto? Perguntas como esta poderiam ser totalmente evitadas se houvessem práticas mais efetivas e eletivas quando o assunto é o aprendizado de matemática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!