sábado, 6 de abril de 2013

JOGO DO "NUNCA 10"

Objetivo

            O jogo consiste na soma dos valores obtidos nos dados, com objetivo de facilitar o entendimento da noção real do número inteiro e da passagem da unidade para dezena, da dezena para centena e da centena para unidade de milhar.

Materiais

- 1 ábaco escolar, horizontal ou de pinos.
- 2 dados

Regras

1. Cada jogador lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto do dado equivale a uma unidade). Em seguida, decorre no ábaco  a quantidade de peças correspondentes a esse valor na ordem das unidades. Quando se acumulam 10 peças nas unidades (U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por uma peça na dezena (D). Se a soma dos dados ultrapassarem 10, o processo será o mesmo, conta-se as unidades restantes, transfere-se para dezena e continua a contagem nas unidades. Em seguida, passa o ábaco para outro jogador.

2. Quando um jogador completar 10 peças nas dezenas (D), deverá trocá-las por uma peça da centena.

3. O jogo termina quando um dos jogadores completarem as 10 peças da centena o ocupar primeiro a casa da unidade de milhar.

ATIVIDADES NA PRÁTICA

           O jogo em questão foi aplicado, em duas crianças, Enzo, com 6 anos (1º ano do Ensino Fundamental) e Daniel, com 8 anos ( 3º Ano do Ensino Fundamental). Inicialmente foi preciso explicar aos dois o que era o ábaco e como eram feitas as contagens.

              Enzo ( 6 ) não conseguiu inicialmente entender o principio, em contra partida Daniel (8) disse já conhecer o ábaco e realizou exercícios de leitura de números e adições antes mesmo de iniciar o jogo. 



          No decorrer do jogo, Enzo (6) foi internalizando os princípios de valor de cada peça, entendeu que cada peça na segunda linha valiam 10 e na terceira 100. Arriscou ler alguns números  inclusive.






         Em uma das rodadas do jogo foi perguntado aos dois qual o número total de unidades já dadas no decorrer do jogo e quantas unidades ainda faltavam para que se chegasse a um ganhador.


       Enzo (6) demonstrou com o dedinho, apontando para esquerda, quantas peças ainda faltavam, já Daniel (8) efetuou a leitura exata dos números que já haviam saído: "Já saíram 238 no dado, vai demorar muuuiiitttooo para chegarmos no 1000". Percebe-se que ele fez este comparativo devido ainda ter várias centenas para serem contadas unidade por unidade.
.

Referências:

Caderno 1 - 5º Ano - Sistema Anglo de Ensino

                     


Um comentário:

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!