domingo, 24 de março de 2013

HISTÓRIA DOS NÚMEROS



A noção de número e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas à história da humanidade. E a própria vida está impregnada de matemática na grande parte das comparações que os homens formulam, bem como nos gestos e atitudes cotidianas.

Os números foram criados, ao longo da história, diante da necessidade do homem de representar as quantidades.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão de se fazer contagem de animais.

Dentre as diversas formas que utilizavam estava a dos pastores que soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas colocadas num saco. Para cada animal usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal. Eram utilizados também ossos, riscos em ossos ou em pedras, nós em corda, gravetos, cada região possuía seu método de contagem.



homem percebeu que precisava de uma forma única de representar essas quantidades, para facilitar o entendimento entre os diferentes povos.

Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração.




Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas, ou seja, o seu sistema de numeração, conhecidos como números romanos. Podemos encontrá-los até hoje, sendo usados na escrita dos séculos, em relógios, capítulos de livros, nomes dos papas, etc.



Os textos matemáticos (em escrita cuneiforme, talhada nas pedras através de símbolos) mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia. Na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido. Estas coisas aconteceram entre 3000 e 2500 a.C.
Os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições apareceram em formas de símbolos aproximados da forma que escrevemos.



Mas foram os árabes que difundiram essa forma de contagem e por isso os números ficaram conhecidos como indo-arábicos, através do grande matemático AL-khwãrizmi, que deu o nome aos mesmos de algarismos.
No entanto a paleografia (o estudo de textos manuscritos antigos) com relação aos algarismos levantam duas questões constantemente discutidas, entre alguns matemáticos:
Será que todos os algarismos que usamos atualmente seriam na realidade ideogramas numéricos?
Teriam sido estes símbolos idealizados de uma maneira lógica?

Surgem  hipóteses lógicas que continuam a se propagar devido ao fato de utilizarem argumentos bem construídos, dentre elas a possibilidade de ser cada algarismo um desenho de um ideograma numérico, que seriam obtidos a partir do número de ângulos de cada algarismo, o número de pontos, de diâmetros e arcos, etc.
Teoricamente pode-se supor que cada algarismo continha originalmente, exatamente à quantidade de ângulos cujo número se desejava representar.



Referências:

Algarismos indo-arábidos. Disponivel em:
<//pt.wikipedia.org/wiki/Algarismos_indo-ar%C3%A1bicos>

 PACIEVITCH, Thais.A história dos Algarismos. Disponível em:

História dos Números. Disponível em:

12 comentários:

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!