domingo, 24 de março de 2013

AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS



As primeiras experiências matemáticas devem estar baseadas no conhecimento prévio da criança com relação ao manuseio de objetos, na utilização de material concreto. Estes conhecimentos normalmente são desenvolvidos através das brincadeiras, aproximando as crianças da matemática.
Com o manuseio de materiais, reconhecimento, organização e contagem de objetos tais como tampinhas, blocos, jogos, dominós, a criança desenvolve conceitos fundamentais e as primeiras noções matemáticas.
Seja qual for o campo matemático que estiver sendo trabalhado, haverá sempre relação direta com os conceitos físico-matemáticos de: tamanho/lugar/distância/forma/posição/medição/quantidade/número/capacidade/tempo/direção/volume/comprimento/massa, os quais devem estar presentes e integrados nas atividades oferecidas às crianças.
Dentre as habilidades desenvolvidas inicialmente pelas crianças destacam-se:

CLASSIFICAÇÃO
A Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento do pensamento, de forma que sua importância não se refere apenas à sua relação com o conceito de número, pois intervém na construção de todos os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana.
Toda classificação envolve um agrupamento ou escolha de um determinado critério, de acordo com uma regra ou princípio, isto é, separar objetos por suas semelhanças e/ou diferenças reunindo todos os que se parecem em um atributo, separando-os dos que dele se distinguem neste mesmo atributo.
As atividades de classificação devem levar a criança a perceber e agrupar características comuns em classes e subclasses, estabelecendo relações e construindo noções.
Classificar é “juntar” por semelhanças e “separar” por diferenças.



Uma atividade simples de classificação consiste em:
- apresentar a criança aproximadamente oito figuras geométricas de cores diferentes. (2formas/3 ou 4 cores)
- solicitar que as crianças separem as que se parecem.
- deixar que a criança escolha a classificação. (formato ou cor)

SERIAÇÃO
Seriação: é o ato de ordenar uma sequencia segundo um critério. As relações assimétricas são as que empregamos ao seriar objetos, na forma ascendente ou descendente, pelas diferenças ordenáveis de um atributo. Assim podemos seriar objetos de uma coleção em função de um atributo (tamanho), colocando os em ordem do menor para o maior (ascendente) ou do maior para o menor (descendente). Pode-se seriar pela espessura, pelo peso, pela idade e outros. As atividades de seriação visam à percepção das relações entre os objetos e suas diferenças, bem como a lógica que os organiza, desenvolvem o raciocínio lógico – matemático bem como a compreensão do sistema numérico, e devem ser trabalhadas variando em tipo e em complexidade.
A Seriação é o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles.



Atividade de seriação:
- Pegar 10 canudos e cortá-los de tamanhos diferentes.
- Apresentar sobre uma mesa ou entregar na mão da criança os canudos.
- pedir para criança escolher o maior.
- Ir anotando o desenvolvimento da criança nas solicitações feitas por você.



Referência:
 WERNER, Hilda Maria Leite. Paraná, Secretaria do Estado de Educação.
 Programa de Desenvolvimento Educacional.
O Processo Da Construção Do Número, O Lúdico
E Tics Como Recursos Metodológicos Para
Criança Com Deficiência Intelectual, 2008.
 Acesso em 18 março 2013

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