domingo, 17 de março de 2013

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO NÚMERO



A mãe pergunta ao filho
                de dois anos:
- Quer uma bolacha?
E a criança responde rapidamente:      
- Uma não, quero muitas!!!


Desde muito pequenas, as crianças iniciam o processo de construção numérica. Vivem em uma cultura em que as pessoas lidam constantemente com pagamentos e trocos ou contam dias para uma determinada data. Da mesma forma as crianças vivenciam situações numéricas e experiências de responder perguntas sobre quantos anos têm, qual o número do calçado, brincam de telefone, trocam canais da televisão, o que desperta a curiosidade da criança e seu desejo de apropriar-se deste saber. Em contra partida, essas mesmas crianças, estão entrando nas escolas cada vez mais cedo, o que permite ao educador a intervenção precoce no desenvolvimento do conceito número.

Ensinar matemática envolve concepções, durante anos destacou-se as do ensino tradicional que tinha como metodologia a apresentação de conceitos, procedimentos e propriedades, seguida de atividades. Segundo esta concepção, é por meio do treinamento que o aluno irá interiorizar o conhecimento matemático, não há espaço para autonomia do aluno, para que ele possa criar e aplicar estratégias próprias ou aplicar procedimentos diferentes daqueles já explorados.

Já uma metodologia distinta da tradicional, se pauta na participação do aluno nas resoluções dos problemas, em atividades que devem ser planejadas e organizadas de forma a favorecer a construção coletiva ou individual de estratégias próprias, que o auxilie a pensar e estruturar seu raciocínio. Os livros didáticos mais frequentes optam por mesclar esses dois modelos.

Podemos assim, pensar a matemática a partir da proposta que permita a criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. Cabe ao educador criar condições que ofereçam estímulos que desenvolverão a curiosidade.

Inicialmente permitindo que os alunos vivenciem o aspecto lúdico. Brincando, a criança se apropria de sua realidade e lhe atribui significado, assim sendo para que a criança construa o conceito número, é importante terem contato com o concreto, para que este se torne abstrato no conhecimento. Assim como os materiais concretos que devem ser manipulados pelos alunos, o jogo também se faz um recurso didático bastante recomendado pelos estudos em Educação Matemática, pois além do aspecto lúdico, tem importante papel na integração da criança ao contexto escolar. Favorece a construção do conhecimento matemático em grupo e desenvolve comunicações matemáticas. Brincadeiras como amarelinha, tabuleiro, caça ao tesouro, entre outras permite ao professor a analise dos conhecimentos prévios dos alunos, com destaque as que trazem nítidos traços culturais existentes na rotina da criança, possibilitando que ela identifique a matemática no seu cotidiano.

É fundamental que o educador saiba selecionar atividades adequadas a cada idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra, sabendo que a aprendizagem dos números e as operações são uns dos principais objetivos do ensino de Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental e que o ensino deve progredir de atividades bem concretas para, gradativamente, chegar ao conceito número.

É importante já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contextualizar os conceitos matemáticos, ou seja, dar significado ao estudo, para que existe e foi criado, permitindo que o aluno identifique a Matemática que está presente na cultura, apresentando a matemática construída por diferentes povos para diferentes utilizações, abordando a história da matemática. Neste processo os textos variados merecem destaque. As cantigas, fábulas, quadrinhos, receitas culinárias, auxiliam o aluno a entender melhor grandezas e medidas envolvidas bem como proporcionalidades.

Sendo assim, o processo de aquisição do número é a base para toda sua aprendizagem futura da matemática. Processo esse iniciado pela contagem recitada pelas crianças e pela matemática incorporada no dia a dia e contextualizada culturalmente. O educador tem o compromisso de possibilitar atividades e situações que permita ao aluno desenvolver o fazer matemático.

Referências:
BRASILIA. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica.
 Explorando o ensino: Matemática. Vol.17. 2010

FONTE, Patrícia Lopes da. Encontro com os números. Coleção Educação Infantil.
 São Paulo:Minuano, 2010.

SÃO PAULO. Prefeitura da Cidade. Secretária da Educação. Orientações Curriculares, Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para Educação Infantil. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!