Dentre
os objetivos do ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental
estão:
-
identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender a
realidade, para estimular a curiosidade, a investigação e a capacidade de
resolver problemas;
-
resolver situações problema, a partir da interpretação de enunciados orais e
escritos, desenvolvendo procedimentos de planejar, executar e checar situações
(formular hipóteses, fazer tentativa ou simulações), para comunicar resultados
e compará-los com outros, validando ou não procedimentos e a soluções
encontradas;
-
interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para
situações problemas, respeitando seus modos de pensar e aprendendo com eles.
A
contextualização nas atividades pode dar oportunidade à criança para
identificar, mais facilmente, diferentes significados matemáticos em diversas
situações.
O
conhecimento que a criança já possui, a partir das experiências de seu meio social,
e do que apreende em outras áreas, ou na própria matemática, servirá como
ancora para que ela construa seu conhecimento matemático.
As
contextualizações empregadas, sobretudo as que envolvem as práticas sociais,
evidenciam a cultura. A matemática é uma atividade humana e, como tal,
profundamente inserida no contexto social em que é produzido.
Por
vezes trazemos para sala de aula situações matemáticas conhecidas pelas
crianças, mas não vivenciadas por elas, é necessário chamar a atenção da
criança no foco que se que desenvolver. As atividades devem trazer situações numéricas
reais, já que contextualizar também significa colocar o objeto de estudo dentro
de um universo em que ele faça sentido, possibilitando também o desenvolvimento
do senso crítico do aluno.
As
atividades sugeridas possibilitam a visualização das vivências e dos níveis de
desenvolvimento dos alunos quanto à lógica matemática.
Referências:
BRASILIA. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica.
Explorando o ensino: Matemática. Vol.17. 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos aqui tentando desvendar alguns enigmas matemáticos, contamos com sua ajuda dando opiniões sobre nosso trabalho. Abraços!!